Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2017

FLORESTA

Esta foto, publicada no jornal O Fluminense de 13 de fevereiro de 1980, mostra um ônibus da Viação Floresta, extinta empresa de São Gonçalo, passando pelo entorno do bairro Jóquei Clube, na mesma cidade. O veículo é modelo Metropolitana Ipanema 1975.

INGÁ

Vamos sair um pouco de nosso perímetro cronológico e ir para 1986, mostrando uma raridade, que é o ônibus Ciferal Jardineira da Auto Lotação Ingá, de Niterói, que inaugurou uma nova linha, a 62 Fonseca / Charitas, hoje ofuscada por suas variantes para Caramujo e Santa Bárbara. A foto foi publicada num anúncio no jornal O Fluminense de 15 de junho de 1986.

RIO DE JANEIRO: PARÓQUIA DE SANTA CRUZ, 1960

Esta foto foi publicada no jornal A Noite de 27 de dezembro de 1960 e mostra as obras de construção do moderno edifício onde, no terceiro piso, se localiza a Paróquia de Santa Cruz, na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, com acessos por elevador e escada rolante.

FOZ DO IGUAÇU: PONTE DA AMIZADE, 1960

Esta foto, publicada no jornal A Noite, de 27 de dezembro de 1960, mostra as obras de construção da Ponte da Amizade, que liga o Brasil e o Paraguai, com material produzido na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda.

SÃO PAULO: AV. IPIRANGA, 1960

O cartão postal que mostramos aqui registra uma parte de São Paulo no ano de 1960. É um trecho do Centro da capital paulista, com seus imponentes edifícios, no entorno da Av. Ipiranga, em frente à Praça da República e ao Colégio Caetano de Campos.

SÃO PAULO: AEROPORTO DE CONGONHAS, 1973

Este belo cartão postal mostra a cidade de São Paulo, no entorno do Aeroporto de Congonhas, no ano de 1973. Notem-se os vários carros da época estacionados em seu entorno e um ônibus da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) passando meio escondido, no lado direito inferior da foto.

CAMPINAS, AV. CAMPOS SALES, 1966

Este belo cartão postal de 1966, do acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas, mostra a referida cidade do interior paulista através do entorno da Av. Campos Sales, naquele ano. Note-se que pelo local passa um ônibus da Viação Cometa, o histórico modelo GMC Coach 1953, ainda em circulação.

NITEROI, PRAÇA ARARIBOIA E AV. AMARAL PEIXOTO, 1967

Esta foto foi publicada na revista O Cruzeiro, de 28 de outubro de 1967, e mostra o Centro de Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, com pessoas se reunindo para um bate-papo na Praça Arariboia, tendo ao fundo a Av. Ernâni do Amaral Peixoto.

TRINDADE

Esta foto-montagem mostra um ônibus da Auto Viação Trindade em sua montagem (no sentido da realidade concreta), quando a empresa de São Gonçalo (RJ) colocou máscara de CAIO Bela Vista 1973 (conhecida como "máscara negra") no modelo Metropolitana 1966.

SANTOS, PRAIA DO GONZAGA, 1948

A foto é de um cartão postal da coleção de Laire José Giraud que extraímos do portal Novo Milênio. É um belo registro da praia do Gonzaga, em Santos, no litoral paulista, no ano de 1948. Notem os carros da época, estacionados no local.

MARAJÓ

A Rápido Marajó tornou-se destaque nos últimos dias por ter acolhido, em seu grupo empresarial, uma histórica empresa capixaba. A empresa de Goiânia aparece aqui em foto provavelmente de 1964, com um ônibus rodoviário das Carrocerias Hannemann.

CIDADE MARAPANIM

Esta bela foto mostra um belo ônibus rodoviário da Expresso Cidade Marapanim, da cidade de Marapanim, no Pará, em foto provavelmente de 1966. O modelo parece ser da Eliziário, mas é da conterrânea Hannemann.

VALENCIANA

Vamos lembrar a saudosa empresa Viação Valenciana, de Valença, no interior fluminense, com um ônibus Mercedes-Benz O-362, em belo registro tirado por Augusto Antônio dos Santos.

CURITIBA, AV. JOÃO PESSOA, 1940

Este cartão postal mostra a cidade de Curitiba, no ano de 1940, focalizando a Av. João Pessoa.

BAGÉ, CARTÃO POSTAL, 1959

Este cartão postal mostra a vista aérea da cidade gaúcha de Bagé, no ano de 1959.

OSASCO: LARGO DE OSASCO E TERMINAL DE ÔNIBUS, 1977

Esta foto, da coleção Memória de Osasco, mostra a famosa cidade da Região Metropolitana de São Paulo, no ano de 1977, focalizando, durante a noite, o Largo de Osasco e o terminal de ônibus junto à praça.

PAVUNENSE

Esta foto, do acervo do pesquisador Pedro Oliveira, mostra um ônibus da Viação Pavunense, numa época em que ela nem chegava perto ao centro do Rio de Janeiro, operando apenas na Zona Norte, com sua bela e saudosa pintura e um modelo CAIO Gabriela II que marcou presença em sua frota.

ACARI

Esta foto montagem, baseada num original de Paulo Roberto Fonseca, o Paulão, reconstitui um exemplar da Ciferal Tocantins que passou por um breve período na frota da empresa carioca Viação Acari. O veículo aparece no antigo terminal da Av. Alfred Agache, em frente à Estação das Barcas, no Rio de Janeiro. Hoje esse terminal não existe mais e a avenida é uma via expressa.

CHLOE MORETZ E CADILLAC DEVILLE 1974

O que faz a atriz estadunidense Chloe Grace Moretz neste blogue? A graciosa atriz aparece aqui dirigindo um potente e imponente carro Cadillac Deville 1974, durante uma sessão de fotos publicada na InStyle em dezembro de 2016. A propósito, Chloe completa 20 anos hoje e não custa desejarmos bons votos de Feliz Aniversário, com muitos anos de vida, muita saúde e prosperidade.

SADIA TRANSPORTES AÉREOS

Sim, a famosa empresa de alimentos Sadia já teve também a sua divisão de transporte aéreo, a Sadia S. A. Transportes Aéreos, que aparece aqui numa ilustração de um anúncio publicado na revista O Cruzeiro, de 26 de novembro de 1968. Mais tarde, a Sadia mudou seu nome para Transbrasil.

MACEIÓ: RUA BARÃO DE ANADIA, 1957

Este belo cartão postal, que havia sido enviado por uma amiga a outra em 28 de março de 1967, no entanto é de dez anos antes, 1957. Mostra um trecho do Centro de Maceió, capital de Alagoas, na Rua Barão de Anadia, na qual aparecem marcas de caneta assinalando, com o número 1, o edificio do IPASE, e, com o número 2, o Palácio Arcebispal. Bela relíquia fotográfica extraída do Mercado Livre.

BTU

Essa montagem reconstitutiva relembra um breve período em que a Bahia Transportes Urbanos, BTU, extinta empresa de Salvador (BA), absorveu vários carros da antiga Vibemsa. Aqui vemos um dos dois carros da CAIO Gabriela II com motor traseiro que a BTU pegou para sua frota, e que circularam em linhas intermunicipais. Os números eram 0902 e 0903.

PORTO NACIONAL, CENTRO DA CIDADE, 1956

Esta foto, da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros do IBGE, mostra o centro do município de Porto Nacional, um dos principais de Tocantins, no tempo em que fazia parte do Estado de Goiás, em 1956.

EXPRESSO ALCÂNTARA

Este registro curioso foi publicado no jornal O Fluminense de 04 de março de 1979, mostrando os então novos carros da Expresso Alcântara, de São Gonçalo (RJ), que dava seu canto de cisne naquela época, com detalhes da pintura que anunciavam sua extinção ao ser absorvida posteriormente pela Viação Mauá. Na época, a Ponte Rio-Niterói fazia cinco anos de existência. Os veículos se destinavam à linha 533D para o Méier, que já não partia apenas da Venda da Cruz, como foi originalmente, mas também ainda não haviam chegado à Alcântara, como é hoje, tendo seu ponto inicial em São Gonçalo no Centro da referida cidade.

JUIZ DE FORA: AV. BARÃO DO RIO BRANCO E PRAÇA RIACHUELO, 1969

Esta bela foto, extraída do blogue Maria do Resguardo, mostra Juiz de Fora num trecho da Av. Barão do Rio Branco, junto à Praça Riachuelo, em novembro de 1969. Um modelo Grassi Argonauta aparece em primeiro plano percorrendo o local, mas identifica-se outros modelos como CAIO Jaraguá 1966 e Cermava 1969, vistos pela parte de trás.

RIO DE JANEIRO: AV. BRASIL, 1962

A bela foto, do acervo do blogue Carioca do Rio, mostra um trecho da Av. Brasil, no Rio de Janeiro, em 1962, com um lotação e um ônibus da Ciferal Flecha Azul 1960 percorrendo o local, enquanto um DKW Vemag 1958 está estacionado.

RIO DE JANEIRO: AV. NIEMEYER, 1962

Este registro é do acervo da Agência O Globo e mostra a Av. Niemeyer, no Rio de Janeiro, então Estado da Guanabara, no ano de 1962. A famosa avenida liga o Leblon a São Conrado. Observa-se um ônibus da CAIO Bossa Nova percorrendo o local, sem capelinha. Será alguma linha intermunicpal ou algum ônibus convencional substituindo os lotações?

RECIFE: EDIFÍCIO CASTELINHO, 1962

Esta foto mostra a cidade de Recife, na praia da Boa Viagem, em 1962. Nesse trecho se destaca o edifício Castelinho, muito conhecido entre os memorialistas recifenses. Carros da segunda metade da década de 1950 são vistos na imagem.