Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA - CASAL A SERVIÇO DE WALT DISNEY

A história brasileira registra o fenômeno da Política da Boa Vizinhança, parte do ambicioso projeto de New Deal do presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt. Um parêntesis, Franklin já teve, décadas antes, um parente no cargo, seu tio Theodore, também ocupante da Casa Branca.

A Política da Boa Vizinhança teve dois principais objetivos. Primeiro, conquistar o mercado latino-americano, pois, com a Segunda Guerra Mundial em andamento, o mercado europeu estava evidentemente em crise. Segundo, era de evitar que a América Latina se deixasse seduzir tanto por governos fascistas (como Itália e Alemanha) ou comunistas (União Soviética).

Por isso foi enviada uma grande comitiva, envolvendo políticos, cientistas, empresários e celebridades, entre outros, que em 1941 e 1942 vieram massivamente para mostrar, com suspeita generosidade, as maravilhas da modernidade norte-americana. O Brasil esteve incluído nesse projeto, até com certa prioridade, por ser o maior país latino-americano e um potencial aliado estratégico dos interesses norte-americanos.

É a partir daí que os brasileiros começaram a conhecer produtos norte-americanos como a Coca-Cola (que segundo a lenda era um projeto de água sanitária que virou refrigerante e, dizem as más línguas, que sua fórmula inclui um ingrediente ilícito conhecido da patota - mas isso é outra história), combustíveis Esso, veículos General Motors, e até mesmo a revista Reader's Digest com sua linha editorial hospitalar, aqui conhecida como "revista Seleções".

Os brasileiros também passaram a ver com mais intensidade os filmes de Hollywood a ponto de, às vezes, conhecerem mais os astros norte-americanos do que seus próprios primos. E qualquer produto norte-americano passou a entrar no Brasil e outros países latino-americanos pelas portas da frente, com mais espaço que os próprios produtos locais.

A ovelha negra desse projeto foi o cineasta Orson Welles, por ter um perfil independente dos padrões comerciais a ponto de ter feito um filme de estréia impactuante, de tão bem-feito e perturbador (para o poder empresarial, pois se trata da biografia fictícia inspirada num empresário da vida real), "Cidadão Kane". Vindo ao Brasil, Orson desvirtuou um projeto de encomenda da RKO Studios para filmar o carnaval carioca e planejou um filme sobre uma viagem de jangadeiros do Nordeste brasileiro para o então Distrito Federal (Rio de Janeiro). Mas uma série de infortúnios, como a morte acidental de um pescador, fizeram o filme ficar inacabado, tendo sido concluído apenas uma passagem da vida na comunidade dos jangadeiros, editada depois como um curta.

Mas as fotos aqui são de outras pessoas, mais alinhadas aos interesses comerciais de Hollywood. Trata-se do casal Mary e Lee Blair, que acompanharam o produtor Walt Disney em sua visita ao Brasil. Sabemos da história que resultou com a visita de Disney.

A primeira foto mostra o casal no Hotel Glória, a segunda na Praia do Flamengo, nas proximidades.

As fotos foram extraídas da Internet pelo fotógrafo André Decourt, também autor do fotolog Saudades do Rio, e surpreende pela qualidade das cores. As fotos parecem bem atuais, mas é de 1941, portanto lá do tempo dos nossos avós ou bisavós...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIAT PULGA

Esta foto, publicada no Correio da Manhã de 15 de julho de 1972, mostra um carro Fiat 500 conhecido como Fiat Pulga. Com as negociações, na época, da companhia italiana comprar a Fábrica Nacional de Motores, criando sua filial brasileira, hoje em plena atividade, chegou-se a cogitar que o Fiat Pulga seria o primeiro modelo a ser produzido pela montadora no Brasil, quatro anos antes de sua instalação.

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.

LIBERDADE

Esta raridade de Rafael Fernandes de Avellar mostra um ônibus da Empresa Liberdade de Transportes, de Salvador, com sua pintura belíssima que durou pouco tempo. O modelo Thamco Dinamus 1995 não teve originalmente essa pintura, mas ficou muito bem com ela. Saudades desses tempos. Na ocasião, o ônibus da Liberdade operava a linha 0102 Barbalho / Iguatemi e, indo para o sentido Barbalho, estava no momento parado no bairro de Nazaré, para desembarque e embarque de passageiros. A foto tinha marcas do tempo e eu restaurei na medida do possível.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

VOLVO VESC 1972

A foto que vemos foi publicada no Correio da Manhã de 10 de julho de 1972 e mostra um modelo de carro esportivo, o Volvo Vesc, que então estava para ser lançado no mercado. O que mostra que, até entre os automóveis, a companhia sueca mostra imponência e bom gosto.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

SÃO JOÃO CLÍMACO

Esta foto que Donald Hudson registrou em 1982 na Praça da República, no Centro de São Paulo, mostra dois ônibus da empresa Auto Viação São João Clímaco, dois belos monoblocos Mercedes-Benz O-362.