Pular para o conteúdo principal

CTC-RJ EM LINHA SAUDOSA, NO ANO DE 1975

Uma das linhas interessantes que existiu no Rio de Janeiro - e que eu (Alexandre Figueiredo) tive o privilégio de pegar, é a linha 230, da Companhia de Transportes Coletivos (CTC-RJ). A linha ligava Boca do Mato à Rodoviária, parando no Terminal Padre Henrique Otte. Passava também por Saens Peña e pela Praça da Bandeira.

Infelizmente muitas linhas funcionais desapareceram porque, supostamente, não tinham demanda. Prevalecem hoje percursos genéricos, que para os moradores de determinados bairros, significam uma boa caminhada só para ir para o ponto de ônibus. Vemos que a 455 Méier / Copacabana, para os passageiros da antiga 442 Lins / Urca, rende uma longa caminhada tanto do Lins para o Méier - a 455 pára no terminal Gelton da Motta, próximo à linha férrea - quanto da Urca para Botafogo (Av. Venceslau Brás). A 606 Rodoviária / Engenho de Dentro até faz quase o percurso da 230, mas não entra no Lins nem na Boca do Mato, e os passageiros têm que apelar para a caminhada.

A linha 230 poderia voltar com pequenas alterações no ramal, talvez indo para a Praça Mauá, por exemplo. A Praça Mauá perdeu linhas para Méier, Madureira e Cascadura, desativadas no fim dos anos 70, e hoje tem que se contentar com uma linha rodoviária para Marechal Hermes e uma linha urbana para a Taquara, que passam por Vila Isabel, neste caso saltando em Grajaú e fazendo aquela caminhada para o Méier. Para os empresários cariocas de ônibus, procissão para as canelas dos outros é refresco. Pensam que todo passageiro tem um pouco de pagador de promessas.

A foto foi extraída do site Zona Norte, é de 1975 (ano da arbitrária con-fusão dos Estados do RJ e Guanabara que só favoreceu realmente generais, políticos, empresários e simpatizantes), embora apresente um ônibus de 1968.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

FIAT PULGA

Esta foto, publicada no Correio da Manhã de 15 de julho de 1972, mostra um carro Fiat 500 conhecido como Fiat Pulga. Com as negociações, na época, da companhia italiana comprar a Fábrica Nacional de Motores, criando sua filial brasileira, hoje em plena atividade, chegou-se a cogitar que o Fiat Pulga seria o primeiro modelo a ser produzido pela montadora no Brasil, quatro anos antes de sua instalação.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

TSS

Esta foto, do acervo original da Busscar, mostra a empresa TSS, Transportes São Salvador, da cidade de Salvador, Bahia, com seu único carro do modelo Busscar Urbanus 1994, chassis Ford, usado para testar a montadora estadunidense, que estava investindo nos chassis para ônibus.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.