Pular para o conteúdo principal

AV. PRES. VARGAS, EM BELÉM DO PARÁ, 1965

O pesquisador Hélio Ribeiro, sempre que possível deixa suas mensagens no site. Agora ele resolveu também enviar fotos, enriquecendo assim o nosso acervo de fotos antigas. Desta vez, de Belém do Pará.

Hélio viveu na cidade de Belém entre 1967 e 1968, e ele envia duas fotos de uma época próxima. Ambas são de 1965, e foram feitas por José Kalkbrenner Filho, para a Sociedade Comercial e Representações Gráficas Ltda, de Curitiba.

A capital paraense também tem sua Av. Pres. Vargas, e diante dela uma Praça da República, duas coincidências com a cidade do Rio de Janeiro. Na época, as coincidências não paravam aí. Belém, durante um bom tempo teve um transporte coletivo composto de usados vindos da Cidade Maravilhosa, como antigos lotações e ônibus vendidos pelas empresas originais. Hélio lembra que os ônibus mantinham as cores das empresas cariocas e deixavam vestígios das linhas que elas percorriam. Também nessa época houve uma reformulação dos códigos das linhas belenenses, promovida pelo Coronel Américo Fontenele (curiosamente homenageado no Rio de Janeiro, no terminal da Central, ao lado da Pres. Vargas). Foram adotadas também as centenas como numeração básica das linhas.

Seguem os dados das fotos descritos por Hélio:

FOTO 01 - "Na foto vêem-se os tipos mais comuns de ônibus que circulavam em Belém (PA), na década de 1960. Eram carrocerias (algumas de madeira) encaixadas sobre chassis de caminhão, mantendo o motor do lado de fora. Em muitos ônibus o encaixe folgava com o tempo, de modo que a carroceria ia chacoalhando em cima do chassis, ameaçando se soltar dele. Notem que nos dois ônibus do primeiro plano o pára-brisa do motorista está levantado.Era o ar condicionado da época.

"O Chevrolet mais moderno estava fazendo a linha  6 – Sta. Izabel  e o mais antigo a linha  20 – Canudos. Essa numeração é anterior à reformulação feita pelo Coronel Américo Fontenele, que repetiu em Belém trabalho semelhante feito no então Estado da Guanabara. Em 1967, época em que morei em Belém, os números das linhas já haviam sido alterados, ficando quase todas no grupo 2xx".

FOTO 02 - "A foto mostra o início da Av. Presidente Vargas, a principal da cidade de Belém (PA), com aproximadamente 1km de extensão. A foto foi tirada com o fotógrafo de costas para o porto e olhando em direção à Praça da República. O prédio branco à esquerda da foto era, na época, a sede do SNAPP (Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará), criado em 1940 e extinto em 1967, tendo suas funções sido redistribuídas entre as então criadas ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia S.A) e Companhia Docas do Pará.

"Observem os dois ônibus, fruto da montagem de carrocerias (algumas de madeira) sobre chassis de caminhão. Uma outra foto neste mesmo site mostra com mais detalhes alguns desses ônibus e os descreve melhor. Quem a vir poderá notar que nela aparecem o grande prédio amarelo e o cinzento que são visto nesta foto, do lado esquerdo da avenida.

"Em 1967, quando morei em Belém, a Av. Presidente Vargas já era de mão única na direção porto x Praça da República".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

FIAT PULGA

Esta foto, publicada no Correio da Manhã de 15 de julho de 1972, mostra um carro Fiat 500 conhecido como Fiat Pulga. Com as negociações, na época, da companhia italiana comprar a Fábrica Nacional de Motores, criando sua filial brasileira, hoje em plena atividade, chegou-se a cogitar que o Fiat Pulga seria o primeiro modelo a ser produzido pela montadora no Brasil, quatro anos antes de sua instalação.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.